Universo Digital
Muito se fala, hoje em dia, sobre as novas tecnologias e a revolução que elas têm causado no universo das relações, especialmente no contexto da vida dos jovens e crianças. Bastante atenção se tem dado aos aparatos tecnológicos e pouco se tem investido nos relacionamentos pessoais. Muitas crianças dedicam grande parte do seu tempo aos jogos on-line e, sobretudo, às redes sociais, como o Facebook, o Twitter e tantas outras, fazendo que esses momentos sejam mais importantes do que a convivência com os amigos.
Antigamente — e nem faz tanto tempo assim! — para criar um momento de brincadeiras entre as crianças, era necessário bater de porta em porta e reunir a turma. Após o dia cansativo no colégio, as crianças se reuniam na rua de casa, ou nos pátios das vilas e condomínios, para brincar. Nos tempos atuais se reúnem na chamada “nuvem digital”. Em suas casas e apartamentos, conectam-se ao mundo e interagem com pessoas de qualquer lugar do planeta. Já não há fronteiras, mas tampouco há relação de proximidade; existe, antes, uma comunicação fria e livre de emoções.
Por mais que se tente, o mundo digital não aproxima as pessoas de uma forma plena. Nada substitui a proximidade física, sobretudo nos momentos de descontração. Em um passado não muito distante, a criançada se reunia para brincar de esconde-esconde: um membro do grupo, com os olhos tapados, esperava alguns minutos até que os companheiros se escondessem e depois tentava encontrá-los antes que chegassem ao ponto inicial da brincadeira. Atualmente se escondem na “rede” digital, um universo paralelo à realidade.
As novas tecnologias e a facilidade de acesso a elas têm mudado os comportamentos e criado novo perfil de pessoas. A comunicação já não se dá na relação pessoal. Crianças, jovens e adultos se encantam cada vez mais com a revolução digital. A facilidade em se comunicar é algo muito positivo, mas é importante que o comunicador do futuro não se deixe contagiar a ponto de isso se tornar um problema em sua vida.
Isaías Silva Pinto, ssp (religioso paulino)
fonte: Semanário Liturgico ‘O DOMINGO – celebração da missa com as crianças’
Link: 838 pessoas viram!