Home» Catequese e IAM» Regional Sul 1 realiza encontro em preparação ao Congresso Americano da IAM

Regional Sul 1 realiza encontro em preparação ao Congresso Americano da IAM

A Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul1 realizou neste sábado, 15, no Centro de Pastoral São José, na Região Episcopal Belém da Arquidiocese de São Paulo, o encontro preparatório ao 1º Congresso Continental da Infância e Adolescência Missionária, a ser realizado de 23 a 25 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). O encontro reuniu cerca de 70 participantes, representantes de 24 (Arqui)Dioceses do Estado, delegados do Regional no Congresso Americano, que deve reunir 700 assessores de toda América, além de representantes de países africanos e europeus.

Padre André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) saudou os participantes lembrando os objetivos da realização do Congresso Americano “Em maio de 2013, com as comemorações dos 170 anos da Obra, o Brasil, juntamente com os países do Cone Sul, assumiram o Ano da Infância e Adolescência Missionária, com atividades mensais para celebrar e divulgar o trabalho da IAM. O congresso continental com os assessores irá coroar este ano de atividades”.

Na oportunidade, Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora da IAM no regional, recordou o desafio feito para sediar o congresso. “Em abril de 2012, padre André nos lançou o desafio de sediar este encontro americano; prontamente nos colocamos à disposição e estamos trabalhando, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias e a Arquidiocese de Aparecida para acolher bem todos os participantes e fazer um bom encontro.” – declarou a coordenadora.

IAM da América a serviço da Missão

Padre André assessorou a manhã de formação apresentando a temática do Congresso Americano “IAM da América a serviço da Missão”. O assessor apresentou alguns dados sobre a realidade das crianças e adolescentes da América, além disso, recordou a situação das crianças indígenas. “São inúmeras as crianças e adolescentes comercializadas, envolvidos no trabalho escravo, na prostituição e no tráfico. O que nossos grupos de Infância e Adolescência Missionária estão fazendo para mudar essa realidade?” – questionou. “Precisamos assumir nossos compromissos do cofrinho e dos gestos de solidariedade, criar parcerias, trabalhar em conjunto com outros grupos, atuar onde as crianças estão, dar espaço para o protagonismo das crianças.” – concluiu o padre André.

No período da tarde os delegados se reuniram em grupos e discutiram os temas dos mutirões de trabalho do Congresso Americano: criança, adolescente, jovem, família e escola. O encontro será encerrado com a Santa Missa presidida por Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da Região Episcopal Santana e referencial do Conselho Missionário da Arquidiocese (COMIAR) da Arquidiocese de São Paulo. A Diocese de Marília foi representada pela Irmã Aparecida ,coordenadora diocesana da IAM e Maria do Carmo, assessora da IAM de Dracena- SP

pre_congresso_IAM_2014 05
pre_congresso_IAM_2014 01