Home» geral» Abertura da CF 2011 será no dia 9 de março

Abertura da CF 2011 será no dia 9 de março

Em 2011, a Campanha da Fraternidade traz à tona uma re-flexão que não diz respeito somente ao Brasil, mas a todo o mundo: a vida no planeta.

A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)“Este ano, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis”, ressalta o texto-base da CF 2011.

O tema e o lema escolhidos para tratar dessa questão foram “Fraternidade e a vida no planeta” e “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)”.

O cartaz da CF possui dois planos, sendo que ao fundo pode ser observada uma fábrica, que solta fumaça, intoxica e polui o meio ambiente. Outra imagem é de um rio, com água escura e suja, que representa o quanto as ações erradas do homem podem influenciar as águas, com o aparecimento de enchentes e o aumento do nível do mar.

Em primeiro plano e contrastando com a imagem do rio e da fábrica, está um microecossistema, com um pequeno broto e um cipreste, que ainda insistem em viver, mesmo diante de um cenário áspero. A ideia é de que ainda existe vida em meio à devastação.

“Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus ‘gritos de dor’, a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada por uma borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta”, destaca o texto-base.

A Campanha da Fraternidade é realizada desde 1964 e surgiu com o propósito de despertar a solidariedade dos fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando também uma solução para a questão.

A abertura da CF coincide com o tempo da Quaresma, pois nesse período os fiéis são convidados a praticar a oração, o jejum e a caridade, como caminho de conversão. E um gesto concreto é a contribuição com a Coleta da Solidariedade, uma das atividades propostas pela Campanha e que neste ano ocorrerá no dia 7 de abril, Domingo de Ramos.

Encontros preparatórios — A CF começará no dia 9 de março, mas na diocese de Marília, as paróquias se preparam participando de encontros, realizados em fevereiro.

No dia 6, o encontro preparatório ocorrerá em Adamantina, para as paróquias da Região II. Os fiéis estarão reunidos na Paróquia Santo Antônio, das 8h às 12h.

No dia 16, será a vez da Região Pastoral I, que fará seu encontro em Marília. O evento ocorrerá a partir das 19h30, no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Na Região III, o encontro preparatório da CF será no dia 20 e os representantes das paróquias estarão reunidos das 8h ao meio-dia, em Pacaembu.

Além dos agentes de pastoral, também são convidados a participar dos encontros os sacerdotes da diocese.

Os três encontros terão a presença da equipe diocesana da CF, que é coordenada pelo Pe. Marcos Roberto Marques Ortega.