Home» geral» Dom Osvaldo Celebra 75 anos de vida

Dom Osvaldo Celebra 75 anos de vida

Ontem, dia 24 de outubro a diocese de Marília esteve em festa, celebrando os 75 anos de vida de seu pastor D. Osvaldo Giuntini. Duas missas foram celebradas neste intuito, uma celebrada às 10h com a maioria dos padres da diocese, na Catedral de Marilia,  que concelebraram com D. Osvaldo e depois compartilharam com ele o almoço. A outra celebração às 19h30 na Catedral, com a participação de  todos os leigos e religiosos.

A homilia da missa com os padres foi feita pelo Pe. Roger Hermínio Souza Rodrigues. Depois de agradecer a Deus o dom de sua vida, e o presente que a diocese de Marília ganhou quando ele foi nomeado bispo, Pe. Roger destacou a bondade, a simplicidade e a humildade de D. Osvaldo como pastor na diocese, durante todos estes 29 anos de episcopado. Lembrou o seu zelo pastoral e o amor pela Igreja de Marília durante  sua trajetória de visitas pastorais a todas às paróquias bem como sua presença constante na vida das mesmas seja para celebrar o sacramento da crisma, seja para outros motivos. Mas D. Osvaldo estava sempre no meio do povo, que o ama tanto.

Antes de terminar a eucaristia, D. Osvaldo agradeceu o testemunho de vida de seus pais, sempre presente em sua vida (testemunho presente até hoje); a presença de seus irmãos que sempre o acompanharam em seu ministério, inclusive dois deles estavam presente à estação da missa; fez uma retrospectiva de toda sua vida desde sua ida para o seminário menor, passando por sua ordenação sacerdotal, o tempo de padre nas paróquias da arquidiocese de São Paulo, a sua ida para a nova diocese de Jundiaí, onde ficou até sua nomeação episcopal quando então veio para Marília. Agradeceu a acolhida dos bispos da província de Botucatu, em especial D. Daniel Tomazella com quem conviveu pelo período de 10 anos, a acolhida e colaboração dos padres da diocese de Marília, e lembrou os muitos padres jovens que compõem a diocese nestes últimos anos.

Antes da benção final, o cerimoniário Pe. Clécio Ribeiro lembrou alguns dados estatísticos sobre D. Osvaldo na Diocese, a saber: Hoje com 75 anos de idade, D. Osvaldo ordenou 43 padres, sendo 38 padres diocesanos, crismou 130.000 (cento e trinta mil)  jovens e adultos, erigiu 5 (cinco) paróquias na diocese. Ainda durante seu episcopado, a diocese de Marília deu 2 (dois) bispos para a Igreja: D. Paulo Roberto Beloto, do clero diocesano e D. Irineu Andreassa, do clero religioso, ambos filhos da diocese e exercendo seu ministério sacerdotal na diocese na ocasião da nomeação.

fonte: Pascom da Diocese de Marília