Home» geral» Pe. José Ribeiro assume a paróquia de São Francisco de Assis.

Pe. José Ribeiro assume a paróquia de São Francisco de Assis.

Pe. Zé Ribeiro

A comunidade São Francisco de Assis foi elevada à condição de paróquia na última sexta-feira (28/01). A missa de instalação, teve início às 19h30, celebrada pelo bispo diocesano Dom Osvaldo Giuntini e o já tomou posse o primeiro pároco, o padre José Ribeiro. Vários sacerdotes da região estarão presentes.

De acordo com o frei Alberto Pegoraro, a paróquia de São Francisco de Assis será a primeira administrada por um padre diocesano, uma vez que em Dracena, tradicionalmente, estas são administradas pelos frades capuchinhos, que fundaram mais de 30 paróquias na região. São Francisco de Assis é a terceira paróquia de Dracena, que já possui a paróquia de Nossa Senhora Aparecida e a paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Para o frei Alberto, a criação de outra paróquia reflete o crescimento da cidade. “A descentralização é importante porque muitas vezes uma única paróquia não tem condições de assumir toda a demanda do município e se cada região paroquial tiver um número compatível de comunidades facilita o desenvolvimento do trabalho de evangelização”, disse.

O território da nova paróquia abrange os limites da rua Ipiranga, no sentido da ferrovia até a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e, no sentido da mesma rua citada até o Jardim Brasilândia e bairros próximos. Segundo dados do IBGE, o território possui 13.212 habitantes.

O padre José Ribeiro considerou que será um novo desafio em sua vida religiosa e envidou esforços junto aos moradores para desevenvolver seus trabalhos. Ele é natural de Flórida Paulista. Atuou como pároco em Tupã por um ano, em Irapuru e Flora Rica por 13 anos e em Tupi Paulista por 11 anos.