Home» Liturgia Diária» Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem

Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem  

Ano A – 10 de dezembro de 2010

Cor Liturgica: Roxo

Mateus 11,16-19

Aleluia, aleluia, aleluia.

O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16 “A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros:

17 ´Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais´.

18 João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: ´Ele está possesso de um demônio´. 19 O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: ´É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos´. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos”.

Palavra da Salvação.


Comentário do Evangelho

CRÍTICAS INFUNDADAS

Os destinatários da denúncia de Jesus eram todos os que não o acolheram, como também a João Batista. Isto é, os que, aferrados aos seus esquemas, fechavam-se para quem os questionava, propondo-lhes algo novo, mais condizente com a vontade divina. A incapacidade de converter-se era acobertada com críticas infundadas.

A austeridade de João foi taxada de possessão demoníaca, de loucura. Por seu modo fraterno de ser, Jesus recebeu a alcunha de comilão, beberrão e amigo de gente de má vida. Assim, ambos eram desmoralizados e desautorizados a se apresentarem como referenciais para o povo. A credibilidade dos dois ficava minada nas bases.

O testemunho de João exigia preparar-se para acolher o Messias vindouro, por meio de uma profunda transformação interior, em detrimento de certas práticas, ensinadas pelos líderes religiosos. Com isto, a imensa estrutura articulada em torno do templo e de suas instituições, bem como das sinagogas espalhadas pelo país, ficavam sem importância. E também seus mentores e propagadores.

Já o testemunho de Jesus era uma aberta denúncia ao segregacionismo preconceituoso da religião da época. Ele foi se colocar exatamente junto dos que eram marginalizados, fazendo-se solidário com eles. Mostrava, assim, onde e como a salvação estava acontecendo, e de que modo o Reino, de fato, irrompia na História.

Oração

Pai, que eu não me deixe bloquear pelas críticas, quando minha vida for um testemunho de serviço ao Reino, expressão de minha adesão a teu Filho Jesus.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE ).

Leitura

Isaías 48,17-19

Leitura do livro do profeta Isaías.

17 Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: “eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir.

18 Ah! Se tivesses sido atento às minhas ordens! Teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar;

19 tua posteridade seria como a areia, e teus descendentes, como os grãos de areia; nada poderia apagar nem abolir teu nome de diante de mim”.

Palavra do Senhor.

Salmo 1

Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.

Feliz é todo aquele que não anda

conforme os conselhos dos perversos;

que não entra no caminho dos malvados,

nem junto aos zombadores vai sentar-se;

mas encontra seu prazer na lei de Deus

e a medita, dia e noite, sem cessar.

Eis que ele é semelhante a uma árvore,

que à beira da torrente está plantada;

ela sempre dá seus frutos a seu tempo,

e jamais as suas folhas vão murchar.

Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

Mas bem outra é a sorte dos perversos.

Ao contrário, são iguais à palha seca

espalhada e dispersada pelo vento.

Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,

mas a estrada dos malvados leva à morte.

Oração
Ó Deus onipotente, daí ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Link:
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function get_post_total_views() in /home/u935023437/domains/igrejamatrizdracena.com.br/public_html/wp-content/themes/nsap/single.php:10 Stack trace: #0 /home/u935023437/domains/igrejamatrizdracena.com.br/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/u935023437/domains/igrejamatrizdracena.com.br/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/u93502343...') #2 /home/u935023437/domains/igrejamatrizdracena.com.br/public_html/index.php(17): require('/home/u93502343...') #3 {main} thrown in /home/u935023437/domains/igrejamatrizdracena.com.br/public_html/wp-content/themes/nsap/single.php on line 10
Erro › WordPress