Home» Liturgia Diária» Perdoai e sereis perdoados

Dia 13 de Março – Segunda-feira

II SEMANA DA QUARESMA
(Roxo – Ofício do Dia)

Tende compaixão de mim, ó Deus, e libertai-me! Meus pés estão firmes no caminho reto, nas assembléias bendirei ao Senhor (Sl 25,11s).

Deus, que para remédio e salvação nossa nos ordenais a prática da mortificação, concedei que possamos evitar todo pecado e cumprir de coração os mandamentos do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Daniel 9,4-10)

Leitura da profecia da Daniel.
9 4 “Supliquei ao Senhor, meu Deus, e fiz-lhe minha confissão nestes termos: Ah! Senhor, Deus grande e temível, que sois fiel à aliança e que conservais vossa misericórdia àqueles que vos amam e guardam vossos mandamentos:
5 nós pecamos, prevaricamos, cometemos maldade, fomos recalcitrantes, desviamo-nos de vossos mandamentos e de vossas leis.
6 Não escutamos vossos servos, os profetas, que falaram em vosso nome a nossos reis, a nossos chefes, a nossos antepassados e a todo o povo da terra.
7 A vós, Senhor, a justiça, e para nós a vergonha, como hoje acontece ao povo de Judá e de Jerusalém, a todo o Israel, àqueles que estão perto e àqueles que estão longe, em todos os países aonde os haveis dispersado por causa das iniqüidades que cometeram contra vós.
8 Sim, Senhor, para nós a vergonha, para nosso rei, nossos chefes e nossos antepassados, porque pecamos contra vós.
9 Ao Senhor, nosso Deus, as misericórdias e o perdão, porque nós nos rebelamos contra ele.
10 Recusamos ouvir a voz do Senhor, nosso Deus; não seguimos as leis que ele nos oferecia pela boca de seus servos, os profetas”.

O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

Não lembreis as nossas culpas do passado,
mas venha logo sobre nós vossa bondade,
pois estamos humilhados em extremo.

Ajudai-nos, nosso Deus e salvador!
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos!
Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

Até vós chegue o gemido dos cativos:
libertai com vosso braço poderoso
os que foram condenados a morrer!
Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo,
celebraremos vosso nome para sempre,
de geração em geração vos louvaremos.

Evangelho (Lucas 6,36-38)

Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 6 36 “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados;
38 dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também”.

SER MISERICORDIOSO
            A presença de Jesus, na história humana, visava recuperar o coração das pessoas, deturpado pelo pecado, de forma a redirecioná-lo para Deus. Seus ensinamentos continham indicações bem precisas de como isto deveria acontecer.
            O Evangelho aponta a misericórdia como atitude característica de Deus, e que deve ser imitada pelo ser humano. Ela consiste em uma maneira particular de tratar o próximo. Exemplo consumado de sua misericórdia infinita Deus ofereceu à humanidade, ao lhe prodigalizar todos os bens da criação. Da mesma forma, tudo de bom que alguém realiza em benefício de seu próximo é fruto da misericórdia. Trata-se de ter um coração desprovido de egoísmo, todo voltado para o bem-estar do outro. Trata-se de ir ao encontro de suas necessidades. Trata-se de não colocar limites, nem pré-requisitos para o bem que se faz. Expressão de misericórdia é também evitar julgar ou condenar alguém, saber perdoar e doar-se, sem medida. Só um coração misericordioso é capaz disto.
            A misericórdia que se usa para com o próximo está em estreita relação com a misericórdia de Deus para conosco. Quem se põe a julgar e a condenar, não pode esperar a complacência divina. Quem se fecha ao perdão, não pode pretender ser perdoado por Deus. Quem planta misericórdia, colherá misericórdia.

Senhor Jesus, dá-me a graça de ser misericordioso, de maneira criativa, procurando sempre caminhos novos de entrega e doação.

Acolhei, ó Deus, as nossas preces e preservai das seduções do mundo o que chamais a celebrar vosso mistério. Por Cristo, nosso Senhor.

Sede misericordiosos, diz o Senhor, como vosso Pai que está nos céus (Lc 6,36).

Ó Deus, que esta comunhão nos purifique do pecado e nos faça participar da celeste alegria. Por Cristo, nosso Senhor.