Home» Familiar Reflexão de Domingo» Vem aí a Semana Nacional da Família

Vem aí a Semana Nacional da Família  

Semana Nacional Familia 2011
A Semana Nacional da Família faz parte do calendário das paróquias do Brasil. Com início em 1992 como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional, é celebrada a Semana Nacional da Família.
O Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida (2007), rezou pedindo para que as nossas famílias “continuem a ser berços onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, se ama, se respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.
O Documento de Aparecida, (n.302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família como primeira escola da fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”.
Por esta razão, tenho a alegria em apresentar o nosso subsídio “Horal da Família” 2011, cujo tema central este ano é: “Família, Pessoa e Sociedade”. O próprio Papa Bento XVI, na audiência geral do dia 31 de agosto de 2008, na praça de São Pedro, destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano.
Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém com Deus teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e inseguranças.
Agradeço a equipe que elaborou a 15ª edição do subsídio “Hora da Família” 2011. Desejo que os encontros a serem realizados por ocasião da Semana Nacional da família e, em outras ocasiões do ano, ajudem os pais na sua missão de educadores.
Rezemos a Deus para que a família brasileira seja reflexo da Sagrada Família de Nazaré.

Brasília (DF), 1º de janeiro de 2011

Festa da Santa Mãe de Deus, Maria

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina – PR

O livro Hora da Família pode ser adquirido junto à Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília, pelo site: http://www.cnpf.org.br/loja_teste.asp ou telefone (61) 3443-2900.  Nos Regionais da CNBB o material para a Semana Nacional da Família pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.

fonte: http://www.pastoralfamiliarcnbb.org.br

Link: 217 pessoas viram!