Home» Pastorais» Orientação a nível paroquial e escolha de coordenação marcam Encontro Diocesano da Pascom

Representantes de equipes em atividade ou ainda em formação da Pastoral da Comunicação (Pascom) das três regiões da Diocese de Marília participaram no sábado (9) de mais uma edição do Comunicar Diocesano, sediado em Adamantina (SP).

O anfiteatro da Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini acolheu cerca de 50 membros inscritos para uma tarde de orientações gerais sobre como formar e manter a Pascom, além de distribuição de documentos e troca de experiências entre os presentes.

Principal palestrante do dia, o assessor diocesano da Pascom, Pe. Danilo Nobre dos Santos, abordou sobre os conceitos de pastoral, comunicação e esclareceu qual o modelo correto de caminhada da Pascom.

“Não se trata apenas de fazer um mural, uma página na internet. Tampouco contratar uma empresa ou alguém para divulgar a comunidade. Antes, a Pascom se identifica com ações que geram comunhão, divulgadas voluntariamente por seus membros”, comparou.

Membro da equipe de coordenação diocesana, o seminarista Tiago Barbosa de Castro comparou a organização da Pascom à seleção alemã de futebol. “Eles tiveram iniciativa, avaliaram-se após cada jogo e trabalharam em equipe. E foram campeões da Copa”.

O coordenador diocesano da Pascom, Fabiano Alvares, alertou os membros para que saibam “alcançar todas as periferias”, sejam as físicas, espirituais ou mesmo digitais. “Não podemos ter preconceitos. Há muita gente que se comunica nos espaços das redes sociais”.

O ambiente virtual teve como exemplo de caso o trabalho bem sucedido da Pascom do Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz (SP). Ativa desde 2011, a comunidade foi a primeira a transmitir uma missa ao vivo pela internet na diocese de Marília, em dezembro de 2013.

“É um trabalho que consolidou-se aos poucos. Não temos nenhum profissional de comunicação, mas gente de boa vontade que tem um grande amor a Cristo e à igreja”, afirmou o membro da Pascom veracruzense e coordenador da região 1, Bruno Castro.

Ao final do Comunicar Diocesano foram escolhidos os coordenadores das regiões 2 e 3. Assumiram a função, respectivamente, o radialista Alessandro Dassi, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Tupã (SP) e Kleber Alves, da Nossa Senhora Aparecida, de Dracena (SP).

[mudslide:flickr,0,,72157646306256456]