Home» Sem categoria»

4o DOMINGO DO ADVENTO
19 de dezembro de 2010

1. Aprofundando os textos bíblicos: Isaías 7,10-14; Salmo 24(23); Romanos 1,1-7; Mateus 1,18-24

O texto do evangelho narra a origem de Jesus, cujo nome significa Deus salva. O Salvador, que nasce do ventre de Maria é o Cristo, forma grega do hebraico Messias, Ungido. Maria está comprometida com José mediante um contrato matrimonial, que durava um ano, aproximadamente. Enquanto aguarda a celebração pública do casamento, ela encontra-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, sendo homem justo, não quer difamar Maria, repudiando-a publicamente. Mas, ele sente-se incapaz de entender o mistério de Deus e decide fugir. Mas Deus intervém livrando José do temor e capacitando-o para a missão. José torna-se o pai adotivo do Filho de Deus, assumindo-o com o nome de Jesus, com todos os direitos como descendente de Davi. Tudo isso é cumprimento da profecia, conforme a primeira leitura: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco (v.23). A concepção virginal de Jesus realiza em plenitude essa promessa profética que surgiu no século VIII a.C. Em meio às dificuldades, causadas principalmente pela dominação imperial assíria, o nascimento de um filho do rei de Judá, Acaz, é interpretado como sinal de Deus. Na 2ª leitura, Paulo, embora não tenha sido incorporado ao grupo dos Doze, é chamado de apóstolo. Ele fez também a experiência de Cristo ressuscitado, recebendo o ministério de anunciar a Boa Nova a todos os povos.

2. Atualizando

Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, que permanece em nosso meio até o fim (Mt 28,20), impulsionando a nossa missão. Maria e José nos ensinam a cooperar com o plano da salvação de Deus.

3. A palavra de Deus na celebração

Irrompe na comunidade celebrante a súplica: “Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador!” (antífona de entrada). A Igreja, olhando para a figura de Maria, a virgem fiel, prepara-se para a celebração do mistério da encarnação-nascimento de Jesus que se aproxima.

4. Dicas e sugestões

As leituras podem ser contadas de forma que fique bem evidente o anúncio. Outras sugestões, vejam no Dia do Senhor, Ciclo do Natal, ABC, p. 65-70.



Link: 55 pessoas viram!