Home» Formacao» Sacramento Confissão – Penitência – Reconciliação

Sacramento Confissão – Penitência – Reconciliação

Chama-se sacramento da Conversão, pois realiza-se sacramentalmente o convite de Jesus para o caminho de volta ao Pai, do qual a pessoa se afastou pelo pecado.

Chama-se sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de arrependimento e de satisfação do cristão pecador.

Chama-se sacramento da Confissão porque à declaração dos pecados diante do sacerdote Deus concede o perdão e a paz.

é também chamado de sacramento da Reconciliação porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: “Reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5,20).

Quem vive do amor misericordioso de Deus, está pronto a responder ao apelo do Senhor: “Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mt 5,24).

é no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossa limitação, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: “Eu detesto o pecado mas amo o pecador“.

O próprio Cristo no dia da Ressurreição (Domingo de Páscoa) conferiu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados: “Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e aqueles aos quais não perdoardes ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 21-23).

Devemos contar todos os nossos pecados ao padre
para receber o perdão, pois com isso nos restitui a vida na graça e nos dá novo vigor para não mais pecar.
Requisitos para receber uma boa confissão:

Exame de Consciência: Rezar e pensar nos pecados cometidos.
Contrição ou arrependimento: Tristeza dos nossos erros e de nossa falta de amor a Deus.
Propósito: Evitar o pecado e servir a Deus com mais amor.
Confissão: Acusação clara e objetiva dos pecados ou falhas cometidas.
Penitência: Nos é dada pelo sacerdote para demonstrarmos nosso arrependimento e a firmeza de nosso propósito de não mais pecar e de reparar as falhas cometidas.

Sem o perdão de Jesus vivemos como filhos pródigos (Lc 15, 11-24). Na parábola do filho pródigo encontramos todos estes requisitos: fazer o exame de consciência, admitir o erro, ter o propósito de voltar para o Pai, confessar e admitir-se pecador diante do Pai e proferir a sua penitência. “Não sou mais digno de ser chamado seu filho“.

Santa Terezinha do Menino Jesus dizia: “Os nosso pecados por mais feios e numerosos que sejam, desaparecem diante da bondade de Deus, como uma gotinha de água no oceano imenso.” O Pai do céu nos ama tanto que nos quer sempre perto dele.