Home» geral» Benção do Fogo Novo e Vigília Pascal

Benção do Fogo Novo e Vigília Pascal

Neste sábado, às 20h a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, celebrou a Vígila Pascal. Na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, foi presidida por Frei Décio Pachego, de Piracicaba.

A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes:

1. a liturgia da luz ou ‘lucernário’;
  2. a liturgia da Palavra;
  3. a liturgia batismal;
  4. a liturgia eucarística.

O primeiro momento, ainda na entrada da igreja, Frei Décio iniciou a liturgia da Luz, que consiste na benção do Fogo Novo, na preparação do Círio e na proclamação do louvor pascal. O lume novo e o Círio Pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo.

O segundo momento, a liturgia da Palavra, organizado pela equipe de liturgia, fez sete leituras do Antigo Testamento, recordando as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos e a leitura sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo.

O terceiro momento, a liturgia Batismal, onde o celebrante faz a benção da fonte batismal e a renovação das promessas do Batismo, a aspersão com água benta e a oração universal.

O quarto momento, a liturgia Eucarística, momento culminante da Vígilia, qual sacramento pleno da Páscoa, memória do sacrifício da Cruz, a presença de Jesus Cristo ressuscitado, a Páscoa.

Ao final da celebração, momento de alegria, Frei Décio chamou as crianças para participar da benção final, para que todos se sentissem como crianças renovadas, uma vida nova no Espírito Santo.

Também foi celebrado em outras comunidades, com fotos da comunidade Nossa Senhora das Graças, onde esteve Frei Maurício dos Anjos, colaboração de Cláudio José

[mudslide:picasa,0,[email protected],5861339726076099809,512,center]

Link: 1,483 pessoas viram!