Home» geral» Mensagem de Natal do Santo Padre, papa Bento XVI

Mensagem de Natal do Santo Padre, papa Bento XVI

Papa Bento XVI

Nesta sexta-feira (24), o papa Bento XVI, por ocasião do Natal, divulgou deixou uma mensagem Natal a todos os cristãos:

“Recordando com grande enlevo a minha visita de quatro dias ao Reino Unido, em Setembro passado, é para mim uma alegria ter a oportunidade de vos dirigir de novo a minha saudação, mais ainda – de dirigir os meus votos de boas festas para todos os ouvintes, onde quer que se encontrem, quando nos aprestamos a celebrar o nascimento de Cristo.
O nosso pensamento concentra-se num momento da história em que o povo escolhido por Deus, os filhos de Israel. Viviam uma intensa expectativa. Esperavam o Messias que Deus tinha prometido enviar, e descreviam-no como um grande chefe que os iria libertar do domínio estrangeiro, restituindo-lhes a liberdade.
Deus é sempre fiel às suas promessas, mas muitas vezes surpreende-nos pelo modo de as realizar. O menino nascido em Belém trouxe, sim, a libertação, mas não só para as pessoas daquele tempo e daquele lugar. Iria ser o Salvador de todos, em qualquer lugar do mundo e em qualquer tempo da história. E a libertação que ele trazia não era política, concretizada com meios militares: pelo contrário, Cristo destruiu a morte para sempre e renovou a vida por meio da sua morte ignominiosa, na cruz.
E embora tenha nascido na pobreza e no escondimento, longe dos centros do poder terreno, ele era o próprio Filho de Deus. Por nosso amor, ele tomou sobre si a nossa condição humana, a nossa fragilidade, a nossa vulnerabilidade, e abriu para nós a via que leva à plenitude da vida, à participação na própria vida de Deus.

Ao mesmo tempo que meditamos nos nossos corações sobre este grande mistério, neste Natal, damos graças a Deus pela sua bondade para conosco, e anunciamos com alegria, a quem está à nossa volta, a boa nova de que deus oferece a liberdade de tudo aquilo que nos oprime: dá-nos esperança, traz-nos vida.

Caros amigos da Escócia, da Inglaterra, do País de Gales, e de todas as partes do mundo de língua inglesa, desejo que saibais que vos tenho a todos muito presentes nas minhas orações neste tempo santo.

Rezo pelas vossas famílias, pelos vossos filhos, pelos doentes, por todos os que sofrem por qualquer dificuldade, neste tempo. Rezo especialmente pelos idosos e por aqueles que se aproximam do termo dos seus dias. Peço a Cristo, luz das nações, que afaste das vossas vidas toda a obscuridade e que dê a cada um de vós a graça de um Natal de paz e de alegria. Que o Senhor vos abençoe a todos.”