Home» geral» Missa de Lava Pés inicia o Triduo Pascal

Missa de Lava Pés inicia o Triduo Pascal

A missa que iniciou a programação oficial do Tríduo Pascal na Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi celebrada pelo frei Alberto Pegoraro, na Igreja Matriz, às 20h desta Quinta-feira Santa. Houve celebração simultânea nas comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sagrado Coração de Jesus, Santo Expedito, Nossa Senhora das Graças e também na comunidade Imaculada Conceição no distrito de Jamaica.[mudthumb:picasa,[email protected],5728272702186429329,30]

Os católicos participaram do início da celebração da páscoa do Senhor, na noite santa em que a liturgia recorda a instituição da eucaristia e a importância de, a exemplo de Jesus, que lavou os pés dos discípulos, se colocar a serviço dos irmãos.

O ato de lavar os pés dos discípulos é tomado pela igreja como um ensinamento de humildade de Jesus, que mesmo consciente da traição de Judas, Se curva, lava e beija os pés de todos os 12 apóstolos, indicando a igualdade entre eles.

Relembrando este ato de Jesus, frei Alberto lavou os pés de 12 fiéis relacionados à saúde pública no municipio, tema da Campanha da Fraternidade 2012, ‘FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA’, para que inspirados pela humildade do ato, levem para o dia a dia.

Vigília

Após a missa, Jesus Sacramentado foi trasladado para o sacrário na lateral direita da igreja, onde os fiéis permanecem em vigília até meio dia da sexta-feira. A prática de vigiar e orar nesta data santa recorda a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, o início do sofrimento de Jesus e da Paixão de Cristo, e sua instrução aos apóstolos que acompanharam Jesus para que pela vivência da oração não caíssem em tentação.

[mudslide:picasa,3,[email protected],5728272702186429329,400,center]