Home» geral» Missa do Lava-pés na Paróquia, nesta quinta-feira

Missa do Lava-pés na Paróquia, nesta quinta-feira

A tradicional Missa da Ceia do Senhor, conhecida como lava-pés, foi celebrada nesta quinta-feira Santa. A missa faz parte da programaçaõ da Semana Santa, que lembra a morte e ressureição de Cristo. De acordo com o evangelho, antes da Páscoa, Jesus já sabendo de sua morte, durante a última ceia com seus discípulos, lavou e beijous os pés dos 12 um dia antes de ser crucificado, num sinal de humildade e igualdade entre os homens.

Em Dracena, oito missas foram realizadas nas três paróquias. Na comunidade Perpétuo Socorro foi presidida pelo frei Décio Pacheco de Piracicaba. Na Igreja Matriz foi frei Maurício dos Anjos quem celebrou. Jovens, em função da Campanha da Fraternidade deste ano, representaram os discípulos no momento do lava-pés. Os jovens ainda foram chamados ao altar para a Oração Eucarística e Comunhão.

No final foi realizada a transladação do Santíssimo com início da vigília, que se estenderá até as 15h da Sexta-Feira Santa, momento que acontece a Solene ação litúrgica da Paixão do Senhor.

Lava-Pés
O ritual feito por Jesus Cristo é considerado um gesto humilde, na antiguidade feito por escravos que lavavam os pés dos patrões, trabalho que era considerado humilhante. O gesto na última ceia, então,  coloca Jesus em ato de doação para a libertação do homem de todo o pecado.[mudthumb:picasa,[email protected],5860589098079672433,1][mudslide:picasa,0,[email protected],5860589098079672433,512,center]
Colaboração de