Home» Liturgia Diária» Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós

Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós

Dia 11 de Outubro – Terça-feira

XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).

Oração do dia

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Gálatas 5,1-6)

Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
5 1 É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos declaro: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo.
3 E atesto novamente, a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a observar toda a lei.
4 Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei. Decaístes da graça.
5 Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada.
6 Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade.

Salmo Responsorial 118/119

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça
E a vossa salvação que prometestes!

Não retireis vossa verdade de meus lábios,
Pois eu confio em vossos justos julgamentos!

Cumprirei constantemente a vossa lei;
Para sempre, eternamente a cumprirei!

É amplo e agradável meu caminho,
Porque busco e pesquiso as vossas ordens.

Muito me alegro com os vossos mandamentos,
Que eu amo, amo tanto, mais que tudo!

Elevarei as minhas mãos para louvar-vos
E com prazer meditarei vossa vontade.

Evangelho (Lucas 11,37-41)

A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 37 enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa.
38 Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer.
39 Disse-lhe o Senhor: “Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!
40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo?
41 Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas”.

Comentário ao Evangelho

A VERDADEIRA PURIFICAÇÃO
            A censura velada do fariseu, admirado por ver Jesus sentado à mesa sem ter feito as abluções de praxe, foi devidamente desmascarada. O fato de ter aceitado, de bom grado, o convite para o almoço, não significava que o Mestre estivesse disposto a se submeter a todas as manias de seu anfitrião.
            De fato, o fariseu não chegou a censurá-lo verbalmente. Jesus, porém, deu-se conta da situação, pelo modo como ele agiu. Aliás, a mentalidade farisaica era assaz conhecida. Daí a iniciativa de denunciar a falta de coerência na prática da pureza ritual, tão valorizada pelos círculos farisaicos.
            O argumento de Jesus parte da constatação de que existem dois níveis de pureza: interior e exterior, com suas respectivas exigências de purificação. Os fariseus preocupavam-se com a purificação exterior, que se faz com água e sabão, cujo efeito é eliminar possíveis impurezas que se apegam ao corpo. A preocupação de Jesus ia na direção oposta: centrava-se no tema da pureza interior. Este nível profundo de impureza resulta do pecado e do egoísmo que se apoderam do coração humano, tornando-o  incapaz de se relacionar com Deus. Só a prática da caridade pode tornar o ser humano livre dela.
            De nada serve purificar o copo e o prato, nem lavar as mãos antes de sentar-se à mesa, se o coração está cheio de malícia e egoísmo. Importa, antes, purificar o coração.

Pai, purifica de todo o pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me tornam incapazes de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com estas oferendas, as preces dos vossos fiéis, para que o nosso culto filiar nos leve à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada (Sl 33,11).

Depois da Comunhão

Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, possamos participar da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

MEMÓRIA FACULTATIVA

SÃO JOÃO 23
(Branco – Ofício da Memória)

Oração do Dia

Ó Deus, todo-poderoso e eterno, que em são João 23, papa, fizestes resplandecer em todo o mundo a imagem viva de Cristo bom pastor, concedei-nos, por sua intercessão, irradiar com alegria a plenitude da caridade cristã. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as Oferendas

Nós vos oferecemos, ó Deus, este sacrifício de louvor ao comemorarmos os vossos santos; e confiamos que, por sua intercessão, nos liberteis dos males presentes e futuros. Por Cristo, nosso Senhor.

Depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, o sacramento que acabamos de receber alimente em nós aquela caridade que inflamava são João 23 na dedicação constante à vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

Santo do Dia / Comemoração (SÃO JOÃO 23)