Home» Liturgia Diária» João é a lâmpada que arde e brilha.

João é a lâmpada que arde e brilha.

Ano B – 16 de dezembro de 2011

Cor Liturgica: ROXO (3ª SEMANA – 6ª FEIRA Advento)

João 5,33-36

Vinde visitar-nos, ó Senhor, em grande paz e segurança, para que nos alegremos ante vós com reto coração!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 5 33 “Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34 Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos.
35 João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz.

36 Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar – essas mesmas obras que faço – testemunham a meu respeito que o Pai me enviou”.

O TESTEMUNHO MAIOR

O testemunho de João, embora necessário, deveria ser substituído por um testemunho maior, a ser oferecido pelas obras realizadas por Jesus. O conteúdo do anúncio de João era verdadeiro. O Messias seria maior do que ele. O batismo no Espírito Santo, que haveria de introduzir, superaria o batismo na água, praticado por João. O Messias seria a presença do juízo de Deus na história humana. Entretanto, seria insuficiente contentar-se com estas pistas e pensar que tudo estivesse resolvido. João era uma lâmpada ardente e brilhante que encantou a muito. Mas era preciso ir adiante.
O desafio consistia em reconhecer em Jesus a realização do que fora anunciado por João e recebê-lo como o enviado do Pai. Tratava-se de ultrapassar os limites da esperança e acolher o Messias como o cumprimento das promessas divinas. Jesus apresentou, em seu favor, as obras que estava realizando por mandato do Pai. Nelas seria possível detectar a presença da salvação na história humana. Fazia-se necessário, porém, superar os preconceitos contra Jesus e contra Deus, e discernir a ação divina na ação de seu enviado.
Contentar-se com a pregação do Precursor, sem chegar ao Messias, corresponderia a ficar no meio do caminho e não atingir a meta apontada pelo próprio João. Quem o ouvia e se deixava tocar por sua pregação, deveria também topar com Jesus.

Senhor Jesus, que a conversão e a penitência me preparem para reconhecer em ti o enviado do Pai e a realização das esperanças humanas.

Isaías 56,1-3.6-8

Leitura do livro do profeta Isaías.
56 1 Eis o que diz o Senhor: “Respeitai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação não tarda a chegar e minha justiça a revelar-se.

2 Feliz do homem que assim se comporta, e o filho do homem que se atém a isso, que observa o sábado sem profaná-lo, e abstém-se de toda má ação.
3 Que o estrangeiro que deseja afeiçoar-se ao Senhor não diga: ´Certamente o Senhor vai excluir-me de seu povo´. Que o eunuco não diga: ´Oh! sou apenas um lenho seco´.
6 Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor, para servi-lo e amar seu nome, para serem seus servos, se observarem o sábado sem profaná-lo, e se se afeiçoarem à minha aliança,
7 eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos”.
8 Oráculo do Senhor Deus que reúne os exilados de Israel: “eu lhes agregarei ainda outros junto aos seus já reunidos”.

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem.

Que Deus nos dê a sua graça e sua benção,
e sua face resplandeça sobre nós!
Que na terra se conheça o seu caminho
e sua salvação por entre os povos.

Exulte de alegria a terra inteira,

pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão
e guiais, em toda a terra, as nações.

A terra produziu sua colheita:
o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
e o respeitem os confins de toda a terra!

Nós vos pedimos, ó Deus todo-poderoso, que a vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda do vosso Filho, possamos obter a vossa ajuda nesta vida e na outra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.