Mulher, grande é a tua fé!
Ano A – 14 de agosto de 2011
Cor Liturgica: VERDE (20º DOMINGO Tempo Comum – Dia dos Pais)
Mateus 15,21-28
Jesus Cristo pregava o evangelho, a boa notícia do reino; e curava seu povo doente de todos os males, sua gente! (Mt 4,23) Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 15 21 Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia.
22 E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio”.
23 Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: “Despede-a, ela nos persegue com seus gritos”.
24 Jesus respondeu-lhes: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”.
25 Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: “Senhor, ajuda-me!”
26 Jesus respondeu-lhe: “Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos”.
27 “Certamente, Senhor”, replicou-lhe ela; “mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos”.
28 Disse-lhe, então, Jesus: “Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas”. E na mesma hora sua filha ficou curada.
Palavra da Salvação.
Comentário do EvangelhoQUEM SÃO AS OVELHAS PERDIDAS? O encontro com a mulher pagã, como que obrigou Jesus a alargar as dimensões de sua missão. No diálogo tenso com a mulher cananéia, ele deu a entender que os destinatários de sua missão era o estreito grupo das “ovelhas perdidas da casa de Israel”. Sua salvação tinha um destino certo: única e exclusivamente, o povo judeu, povo da predileção divina com o qual Deus havia feito uma aliança. Esta predileção levou à idéia do exclusivismo: só Israel seria objeto da salvação. Jesus também pensava assim. Oração Pai, dá-me um coração suficientemente grande para compreender que tu queres a salvação de todos, sem distinção, pois para todos enviaste teu Filho Jesus. |
LeituraIsaías 56,1.6-7 Leitura do livro do profeta Isaías.
56 1 Eis o que diz o Senhor: “respeitai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação não tarda a chegar e minha justiça a revelar-se. |
Salmo 66/67Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,e a sua face resplandeça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos. Exulte de alegria a terra inteira, Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, |
Oração
Link: 55 pessoas viram!