Transfigurou-se diante deles.
Ano A – 19 de fevereiro de 2011
Cor Liturgica: VERDE (Sábado da 6ª Semana Tempo Comum)
Marcos 9,2-13
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Mc 9,7).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 9 2 seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E
3 transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas.
4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus.
5 Pedro tomou a palavra: "Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias".
6 Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.
7 Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: "Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o".
8 E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.
9 Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos.
10 E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: Ser ressuscitado dentre os mortos.
11 Depois lhe perguntaram: "Por que dizem os fariseus e os escribas que primeiro deve voltar Elias?"
12 Respondeu-lhes: "Elias deve voltar primeiro e restabelecer tudo em ordem. Como então está escrito acerca do Filho do homem que deve padecer muito e ser desprezado?
13 Mas digo-vos que também Elias já voltou e fizeram-lhe sofrer tudo quanto quiseram, como está escrito dele".
Palavra da Salvação.
Comentário do EvangelhoÉ BOM ESTARMOS AQUI
A transfiguração revelou a verdade profunda do Messias Jesus, a caminho de Jerusalém. Nela sua condição de Filho amado de Deus transpareceu de maneira diáfana. Os discípulos, testemunhas do evento, não teriam como se enganar diante do Crucificado. O Filho de Deus é quem seria pregado na cruz. A intervenção do Pai, do meio das nuvens, retomou o episódio do batismo de Jesus. Outrora, o Pai havia constituído Jesus para falar em seu nome. E todos foram convidados a ouvi-lo. Agora, ele reconfirmava a mesma missão. E os discípulos, num momento difícil de sua caminhada, eram novamente interpelados a dar crédito às palavras do Mestre. Sem uma confiança absoluta nas promessas de Jesus, seria impossível defrontar-se com a cruz. Oração (O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica). |
LeituraHebreus 11,1-7 Leitura da carta aos Hebreus.
Irmãos, 11 1 a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. 2 Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados. 3 Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível. 7 Pela fé na palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito de acontecimentos imprevisíveis; cheio de santo temor, construiu a arca para salvar a sua família. Pela fé ele condenou o mundo e se tornou o herdeiro da justificação mediante a fé. |
Salmo 144/145Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!
Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza. Uma idade conta à outra vossas obras Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem e os vossos santos, com louvores, vos bendigam! |
Oração
Link: 66 pessoas viram!